top of page

Inteligências - Introdução - Página 1

Introdução

 

Em 1859, o naturalista Charles Darwin publicou sua obra intitulada "Sobre a origem das espécies", resultado de observações efetuadas durante sua jornada de 5 anos a bordo do H.M.S. Beagle.

 

A forma mais simples de entender suas conclusões é que as formas de vida mantêm entre si semelhanças básicas, ficando as diferenças por conta de adaptações bem-sucedidas ao meio-ambiente. Por mais distintas que pareçam, dão a entender que as mais sofisticadas seriam evoluções, ou acréscimos às mais simples, na forma de novas habilidades ou recursos. 

Somente as linhas evolucionárias adequadas se mantém. A arqueologia está repleta de evidencias das que não lograram bons resultados. A diferença entre o genoma de um humano e o de um chimpanzé é somente de 4%, e ambos eram a mesma criatura (ancestral comum), entre 4 e 6 milhões de anos atrás.

 

 

Cem anos mais tarde, em 1952, o Dr. Paul S. MacLean, médico, psiquiatra e pesquisador (Phelps, NY - 1913), da Escola Médica de Yale, publica um trabalho a respeito do "Cérebro Trino", no qual conclui que o cérebro humano é montado em camadas, uma sobre a outra, tendo ao centro o que chamou de "Complexo Reptiliano", ou um cérebro de répteis, semelhantes aos dos existentes atualmente em crocodilos, por exemplo.

 

Sobre essa camada, o "Cérebro Mamífero", mais sofisticado, similar aos do restante deste grupo. E, por cima de todos eles, o Neocortex, a camada que distingue tanto os humanos quanto os símios mais avançados do restante dos animais.

Mesmo nas sofisticadas mentes humanas, todos os impulsos primitivos continuam presentes. Ao espetarmos ou queimarmos um dedo, o arco reflexo que nos faz mover a mão funciona exatamente como o das bactérias.

 

Nossos instintos mais básicos, de busca de alimentação e reprodução também estão presentes nos répteis de hoje.

 

Quando buscamos a companhia de outros, nos comportamos exatamente como nossos parentes próximos, os símios, em suas relações interpessoais.

Inteligências - Introdução - Página 1

bottom of page